QUEM SOMOS

videos trajetoria 20 anos

QUEM SOMOS – oficialidade e missão

A Instituição IDEIA, atual Associação IDEIA, regulamentada como entidade de classe representativa dessa área no Conselho Federal de Odontologia-CFO. fundada em 2001 teve aval internacional pela SMG, e depois nacional pelo CFO. Hoje os parâmetros e as oficialidades encontram-se estabelecidos, para que profissionais e pacientes possam beneficiar-se mutuamente  desde a emancipação da odontologia frente a medicina, iniciada nos anos 90, a Odontologia Antroposófica consolidada do Brasil, tornou-se referência na América Latina e também em outros Países do mundo.

A instituição completa 21 anos cumprindo sua missão pioneira de congregar cirurgiões-dentistas do Brasil e da Latinoamerica, ministrar o Curso de Formação para Habilitação em Odontologia Antroposófica, o ensino, à pesquisa, às oficializações frente aos órgãos competentes, participação em eventos e comitês e a prestação de atendimento didático social na prática clínica vinculada ao programa de formação regulamentado.

O pioneiro programa de formação odontológico teórico-prático-específico, até então não existente, foi consolidado de modo interdisciplinar porem praticado emancipado, com inédito material didático todo apostilado, corpo docente estruturado, conteúdos específicos, prática odontológica, com ficha médico-odontológico-escolar, com infraestrutura e logística para: estudar, congregar, meditar, documentar, produzir artigos, livros, ensinar, ativar simpósios, sala para arte, meditação, internet, videoteca, ambulatórios e consultórios com equipamentos de 1ª linha que permitem atos cirúrgicos com segurança, com registros em vigilância sanitária, alvarás de funcionamento, construído dentro de um espaço acolhedor em um bairro ecológico chamado Demétria.

FORMAÇÃO – certificação | habilitação

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Antroposóficos•IDEIA é entidade representativa da classe, devidamente regulamentada nos órgãos competentes, certifica os profissionais formados integralmente no curso teórico-prático de odontologia antroposófica para receber habilitação de “Cirurgião-Dentista Antroposófico” pelo CFO.

O conteúdo programático do curso mantém consonância com o "International Core Curriculum for Anthroposophic Dentists“.

No Brasil é uma pós graduação reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) - Resolução 165/2015. 1

É uma prática integrativa que soma conceitos e recursos terapêuticos ao dia-a-dia clínico, à pesquisa  e ao ensino da odontologia convencional.

A sede do movimento Odontológico Antroposófico situada no Estado de São Paulo, na Demétria em Botucatu (SP) e mais recentemente também em Moema - São Paulo (SP), abarca as atividades de grupos de estudos, de atualização e do programa de formação, que inicia em 2022 sua 13º Edição. 2

O núcleo docente composto por profissionais reconhecidos nas áreas de saúde e educação ligadas à Odontologia e a Antroposofia, vem desenvolvendo atividades de docência, pesquisa e a assistência social sob abordagem interdisciplinar Antroposófica em diversas regiões do País.

ABORDAGEM – visão | tratamento

A abordagem relaciona a parte com o todo, observando os fenômenos que acontecem nos dentes e em todo o sistema estomatognático em paralelo às ocorrências do organismo global, considerando a complexa constituição humana em todas as suas dimensões bio-psico-socio-espiritual, numa relação sistêmica integrada à natureza macro e microcósmica sob a visão antroposófica. 3,4

Emprega técnicas odontológicas mais funcionais com foco terapêutico no indivíduo e não só na doença, dentro de um paradigma salutogenético. Prioriza procedimentos que enfatizam a estimulação das forças curativas do próprio organismo e conta com o consciente aval do paciente querer curar-se e ser curado. 4

O tratamento odontológico inclui prescrição de medicamentos naturais reconhecidos, com a vantagem de menos efeitos colaterais, e recursos não medicamentosos, que envolvem terapias externas, aconselhamento biográfico, terapia artística, euritmia, dentre outros. O trabalho interdisciplinar entre cirurgião-dentista antroposófico e demais áreas afins dá apoio aos tratamentos bucais; a proposta conta com as boas práticas e completa formação dos profissionais para garantir segurança, diminuindo sofrimentos e aumentando a satisfação dos pacientes. 3,4

AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO –  contexto histórico 5

1ª. ETAPA -  Desenvolvimento de conteúdos específicos: criando a conexão entre os conceitos antroposóficos e os odontológicos acadêmicos, que posteriormente culminou em um curso certificado por profissionais da área de competência, o que não existia. Tarefa iniciada na década de 90 primordialmente desempenhada pela cirurgiã-dentista Célia Lulo, profissional formada na área com certificado antroposófico legitimado e aval para docência, desenvolveu após isso o pioneiro programa de formação odontológico específico com prática ambulatorial didático-social e fez o 1ª vínculo da Odontologia-Brasil com a SMG, para apreciação e aval.

2ª. ETAPA - Emancipação da área de competência: diretrizes próprias firmadas para a odontologia com autonomia frente a medicina antroposófica quanto à certificação da formação do cirurgião-dentista antroposófico, após numerosas reuniões realizadas ocorridas entre 1996 e 2002 entre médicos e dentistas, responsáveis na época pela formação antroposófico, houve, por meio de muitos debates, meditação e esforço contínuo, bons frutos gerados, e com isso foi solucionada a questão da formação curricular antroposófica especifica distinta, entre medicina e odontologia. Processo que supriu a necessidade dos dentistas e solucionou a questão institucional da medicina antroposófica que a partir disso pode se redimir de ter que dar formação, estágio e certificação ao cirurgião-dentista que pertence a outra área de competência.

3ª. ETAPA -  Aval internacional  ao 1º Programa de Formação em Odontologia Antroposófica com conteúdo programático específico e à 1ª coordenadora odontológica brasileira, precursora dessa formação, reconhecendo o esforço e os longos anos de dedicação criteriosa, documentados em registros históricos, incluindo certificados e validação na época emitidos pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica ABMA e também pela Seção Médica - Goetheanum, pela presidente Dra. Michaela Gloecker que endossou à referida cirurgiã-dentista como coordenadora e à formação. Um pioneiro feito. O que nos remete a um profundo respeito e gratidão a elas por abrirem este caminho de forma legítima, inédita e competente.  

4ª. ETAPA - Fundação da Instituição IDEIA, atual Associação IDEIA, regulamentada como entidade de classe representativa dessa área no Conselho Federal de Odontologia-CFO para dar aporte às necessidades da área odontológica antroposófica, que primeiro teve aval internacional pela SMG, e depois nacional pelo CFO.  A partir de então, os estágios e os certificados odontológico-antroposóficos puderam passar a ser fornecidos por entidade da área de competência.

5ª. ETAPA - Inserção na Comissão de Práticas Integrativas (CROSP), desde 2006 seguida pela formação da primeira Câmara Técnica de Odontologia Antroposófica no Brasil (CROSP). Resultante de um trabalho ininterrupto por anos, iniciado como Comissão atualmente como  Câmara Técnica, assim abrimos mais um espaço para que colegas conheçam, unam-se e trabalhem juntos pelo aprimoramento dessa área.

6ª. ETAPA - Reconhecimento da pós graduação em Odontologia Antroposófica como Habilitação  Resolução 165/2015 - CFO. Foi uma trabalhosa trajetória percorrida desde o primeiro aval internacional, até obter o nacional, defendido pela Instituição IDEIA, uma árdua jornada nacional, trabalhando continuamente, sem tréguas, descanso para cumprir toda regulamentação, exercendo a participação em todos os  Fóruns regionais que foram realizados pelos Conselhos, até sermos aprovados no Fórum Federal das Especialidades Odontológicas – ANEO.

7ª. ETAPA - Reconhecimento da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Antroposóficos•IDEIA, como entidade de classe representativa da área – (portaria CFO-SERESP 391/proc CROSP-10066/2016), regulamentada no Conselho Federal de Odontologia.

Fontes:
1. Conselho Federal de Odontologia. Regulamento sobre o exercício pelo cirurgião-dentista da prática integrativa e complementar à saúde bucal: odontologia antroposófica. [monografia na internet]. [citado 2022 Mar 07]. Disponível em:https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/resolucao-cfo-165-2015.pdf
2. Assoc. Bras. Cirurgiões-Dentistas Antroposóficos. Odontologia Antroposófica. [monografia na internet]. [citado 2022 Mar 07]. Disponível em: http://odontologiaantroposofica.com.br/apresentacao.html
3. Galitesi CRL, Andrade FB, Borges AF. Pain and disease according to integral anthroposophical dentistry. Braz Oral Res. 2012;26 Suppl 1:57-63. doi.org/10.1590/S1806-83242012000700009.
4. Galitesi CRL. O Dente a imagem do Homem – Odontologia, Antroposofia e evolução. 2. ed. São Paulo: Antroposófica; 2004. p.101 
5. Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Odontologia antroposófica. [monografia na internet]. [citado 2022 Mar 07]. Disponível em:  https://site.crosp.org.br/camara_tecnica/documentos/56.html  

Odontologia Antroposófica: é uma prática integrativa que soma conceitos e recursos terapêuticos ao dia-a-dia clínico, ao ensino e à pesquisa para a área odontologia convencional.

 

Celia Lulo Célia Lulo Galitesi
Coordenadora
Thais Jorge Thaís Jorge
Coordenadora
Luciana Hirata Luciana Hirata
membro diretor da Associação Brasileira de CDs Antroposóficos IDEIA
Leonardo Figueiredo
Coordenador
Região Brasília
Mª Dilurdes Nunis
Coordenadora
Letícia Salazar
Coordenadora
Região Minas Gerais

Carlos Afranio Campos 
Coordenador

Daniele Petroni
Coordenadora

Os cirurgiões dentistas que trabalham com a Odontologia Integral colaboram para a humanização da Odontologia, respeitando a natureza da individualidade, acompanhando os progressos científicos e ampliando os recursos terapêuticos.

 
Sede IDEIA Botucatu
Sede IDEIA SP
 

DENTISTAS HABILITADOS E/OU CERTIFICADOS:

 

 

 

 

 

 

 


 
Associação Brasileira de Cirurgiões - Dentistas Antroposóficos - I.D.E.I.A. | 55 - 11 5052 7400 / 14 3813 7866 | iddeia@uol.com.br

 

.