LIVROS
AS MIL E UMA FACES DO DENTE

Equilibrar o Homem para favorecer-lhe alcançar suas metas.
              
Com esta proposta, a cirurgiã-dentista Célia Regina Lulo Galitesi, apresenta aqui o resultado de vários anos de prática clínica, a par de um profundo e ampliado estudo sobre o ser humano. Dada tal premissa, neste contexto o tema  da odontologia rompe os limites acadêmicos de uma especialização reducionista para aliar-se às demais atividades clínico-terapêuticas vigentes, numa clara disposição para a busca harmônica da saúde e da cura. Voltando-se para o âmbito da ciência biológica, abordando Odontologia e Medicina, simultaneamente ao da Antroposofia  psicologia, da educação, da nutrição e muitos outros; a autora tece aqui uma inesperada malha de interações possíveis na elaboração da anamnese, do diagnóstico e do tratamento odontológico a partir de uma visão ampliada do paciente, apontando as diversas interferências de fatores que são em ultima instancia determinantes da saúde bucal.

Tal visão, porém, exige não pouca coragem para romper as barreiras do academicismo e adentrar a região do imponderável, porém detectável... e, ansiado por tantos profissionais odontólogos desiludidos com as posturas “calcificadas” da prática tradicional! Cabe aqui lembrar o franco desenvolvimento, nos dias atuais, das linhas médicas complementares, tendência atual, cujos pacientes procuram encontrar no consultório dentário uma continuidade da abordagem ampla e diferenciada que escolheram para seus cuidados de saúde. Por esse motivo, mas também por questão de coerência com sua busca filosófico-existencial, a Dra. Célia Lulo contribui aqui com novas possibilidades para o exercício da profissão em pauta, compartilhando com os colegas demais interessados os frutos de sua observação, de seus estudos e de sua prática. Como um natural desenrolar da ampliação terapêutica aqui exposta, embasada na medicina antroposófica, destaque seja dado às terapias medicamentosas citadas, que visam ao equilíbrio harmônico da saúde mental e física “educando” e “encorajando” o organismo a restabelecê-la segundo sua própria sabedoria.

Sem rejeitar nem negar a validade das práticas tradicionais, a Autora endossa aqui a preferência por dar crédito à natureza e à sua capacidade de regeneração. Segundo ela, cabe ao profissional proporcionar as condições e as prescrições adjutórias para que isso aconteça, evitando agredir o organismo com procedimentos traumáticos, talvez, desnecessários. Evocando o bom-senso em todas as situações, ela descortina caminhos nunca antes palmilhados na literatura odontológico, ao menos da forma ampla e aprofundada como se apresenta neste livro. Aliando conhecimento, profissionalismo e competência a uma grande dose de vontade, sensibilidade e abertura ao novo, a Dra. Célia inaugura, com esta obra, uma etapa significativa para a atividade científica daqueles que buscam, o aprimoramento da Odontologia, diminuindo sofrimentos e aumentando os benefícios no atendimento, tornando o tratamento odontológico mais seguro e agradável, por meio desta  abordagem integral, humanística.

Por Jacira Cardoso  – editora

Sobre a autora
 
Celia Regina Lulo Galitesi é cirurgiã dentista, com especialização em ortopedia funcional dos maxilares,
coordenadora nacional
do Curso de Formação em Odontologia Integral Antroposófica.

Contato:
lulogalitesi@uol.com.br
 
I.D.E.I.A. - Av. Demétria, 707 - Botucatu - São Paulo - Brasil - Fone/fax 55 14 3813-7866